Biografia

Forceps é uma banda de Death Metal fundada no Rio de Janeiro no ano de 2006. Musicalmente influenciados por elementos de vários sub-gêneros do metal como Brutal Death Metal, Grindcore e Technical Death Metal, a banda traz em suas letras uma visão catastrófica do futuro, como uma metáfora com o mundo atual, devastado pela ação humana, fazendo assim uma crítica voraz da atual relação da humanidade com o planeta e consigo mesma. A banda já fez vários shows pelo Brasil, uma turnê internacional, uma turnê nacional, lançou um full-lenght, duas DEMOS e um EP. A primeira demo foi lançada em 2007, seguida de uma segunda demo de três faixas intitulada "CORPOREALITY" em 2010, ambas receberam uma ótima resposta do público local e em 2012 a banda assinou com a gravadora norte-americana Ossuary Industries e lançou nos Estados Unidos o EP intitulado “HUMANICIDE“, sua recepção até hoje mostrou que a banda estava definitivamente enraizada na cena Death Metal mundial. Desde então a banda se destacou em shows pelo Brasil, tocando ao lado de grandes nomes da cena mundial como Cannibal Corpse, Napalm Death, Hatebreed, Krisiun e Brujeria. Mesmo entre períodos de atividade e inatividade, devido a mudanças na formação, a banda conseguiu marcar sua presença nas mentes de fãs locais e internacionais. E em 2016 retornou com uma nova formação após a conclusão no ano anterior da gravação e produção do seu primeiro álbum full-length. Agora com Bruno Tavares (guitarra) e Thiago Barbosa (baixo) unindo forças com os duradouros membros Emmanuel Ivan (bateria) e único membro original Doug Murdoch (vocal), a banda finalmente lançou em 2017 o seu full-lenght e mais recente álbum "MASTERING EXTINCTION”, nos Estados Unidos através da gravadora norte-americana Sevared Records e no Brasil através das nacionais Extreme Sound Records e Black Legion Productions, como divulgação do novo trabalho a banda concluiu a sua primeira turnê internacional com 25 shows nos Estados Unidos entre Outubro e Novembro de 2017, de lá para cá a banda vem divulgando o álbum em diversos shows pelo Brasil.

Membros

Doug Murdoch

Histórico

Douglas “Doug” Murdoch nasceu em 29 de outubro de 1986 no Rio de Janeiro, membro fundador e mente por trás das letras e temática do Forceps, esta no posto de vocalista e liricista desde o início da banda em 2007, e é o único membro permanente desde então. Autodidata, aprendeu por conta própria o gosto pela música aos 12 anos de idade. Aos 14 iniciou as primeiras bandas de escola e projetos como vocalista e baterista, até formar o Forceps aos 21 anos. Veio aprofundando as técnicas líricas e vocais desde a demo Disguising Hate (2007), passando pelos EPs Corporeality (2010), Humanicide (2012), e o full Mastering Extinction (2017), último material lançado. A motivação para a temática do Forceps veio de filmes e livros de ficção científica, do qual é fã. Doug escreve letras complexas, misturando temas de pós-morte, bio-tecnologia, inteligência artificial, bio-humanismo e filosofia, para retratar uma histórica pós-apocalíptica que parece muito possível seguindo alguns exemplos presentes na sociedade nos dias de hoje. Na vida pessoal trabalha como empreendedor no ramo Fintech, é aficcionado por tecnologia e ficção científica, além de história antiga e filosofia.

Influencias

Passando junto com a banda por várias fases musicais com influência em bandas como Sepultura e Pantera, passando por The Faceless, Decapitated, Death, Morbid Angel, até Suffocation, Necrophagist e Nile, mais recentemente.



Emmanuel Ivan

Histórico

Filho de imigrantes argentinos radicados no Brasil, Emmanuel Iván nasceu em 4 de junho de 1985 no Rio de janeiro. Desde pequeno teve contato com a música através de seu pai e irmão onde seu pai era pianista e seu irmão tenor. A paixão pelos tambores se iniciou aos 8 anos de idade tocando na banda marcial da escola. Aos 15 iniciou as aulas de bateria, praticava em livros e cadeiras, 2 anos depois adquiriu sua primeira bateria formando logo sua primeira banda 6 meses depois. Aos 17 formou sua primeira banda de Metal pesado. Atuou também tocando na noite como baterista de diversos estilos, pop rock e até country music. Em 2011 foi convidado para se unir ao Forceps, gravando seu primeiro disco junto a banda. Emmanuel atualmente trabalha exclusivamente com o Forceps, banda que hoje se tornou um projeto de vida.

Influencias

As principais influências de Emmanuel são os baterista Gene hoglan, Mike Smith, George Kollias, Max Kolesne. As principais bandas que o inspiram são Suffocation, Cannibal Corpse, Death e Opeth. Grande fan de batidas agressivas e marcadas como Hammer Blast e Blast beat. Emmanuel também tem grande apreço por outros estilos musicais como blues, reggae e jazz.



Thiago Barbosa

Histórico

Thiago Barbosa​ nasceu em 15 de outubro de 1986 em Brasília. Aos onze anos de idade se mudou para a cidade do Rio de Janeiro, onde se iniciou a sua paixão pela música. Desde cedo, a motivação para o desenvolvimento de sua técnica foi o Heavy Metal, mas com o passar do tempo, ele percebeu que abrir sua mente para os outros estilos musicais o tornaria um músico mais versátil e criativo. Músico e Produtor ativo na cena Heavy Metal da cidade do Rio de Janeiro desde 2004. Thiago passou por várias bandas de diversos estilos diferentes da cidade, mas foi aos 28 anos de idade que decidiu realmente abrir mão das diversas atividades paralelas para se dedicar integralmente a profissão de músico. Dentre as diversas bandas e projetos musicais ao longo da sua carreira, Thiago pontua os discos "Obsidian Redemption" da banda "Engines of Torture" e "Our Fury is Unleashed" da banda "Demolishment", onde teve grande participação na composição e gravação.

Influencias

As principais influências para a criação do seu estilo e sentimento no contrabaixo são os músicos Geezer Butler, Scott Clendenin, Steve DiGiorgio, Alex Webster e Derek Boyer e as bandas Black Sabbath, Death, Suffocation, Deicide, Immolation, Morbid Angel, Dying Fetus e Cannibal Corpse.



Bruno Tavares

Histórico

Bruno Tavares nasceu em 27 de agosto de 1988 em Nova Iorque, desde seu nascimento, sempre teve contato com música pois seu pai já havia entrado no meio musical. A motivação para aprender um instrumento surgiu quando escutou o disco "Bat out of Hell" da banda "Meat Loaf" em 1993. Posteriormente, seu pai lhe deu uma guitarra onde foi sua paixão de primeiro contato. Conhecendo outros estilos, Bruno se deparou com a vertente Death Metal e aprimorou sua técnica com práticas diárias na guitarra. A seriedade em levar heavy metal como profissão aconteceu na idade de 22 anos. A crença de Bruno é que através da musica que realmente podemos expressar todos os sentimentos pessoais. Inicialmente tiveram projetos e bandas locais que Bruno fez parte, com destaque ao Demolishment que em 2011 lançou o EP entitulado "Our Fury is Unleashed". Atualmente Bruno faz parte da bandas Forceps e Vorgok.

Influencias

As influências de Bruno são Pat O'Brien, Jeff Loomis, Dimebag Darrell, Chuck Schuldiner, Muhammed Suiçmez e Alexi Laiho e as bandas Suffocation, Deicide, Immolation, Morbid Angel, Necrophagist, Dying Fetus, Cannibal Corpse, Kreator, Annihilator e outras.